Cronograma Imposto de Renda 2021: Valor Da Multa e Tabela IR

O Imposto de Renda é exigido anualmente pela Receita Federal, e todos os cidadãos que estiverem na lista das pessoas que devem fazer a apresentação da declaração do Imposto de Renda precisam de acompanhar o Cronograma Imposto de Renda 2021 para não perder a data que deve ser considerada no cumprimento desse dever. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba qual é o cronograma Imposto de Renda definido pela Receita Federal para o ano de 2021.

Cronograma Imposto de Renda 2021

Cronograma Imposto de Renda 2021

Cronograma Imposto de Renda 2021

Para poder fazer a declaração do imposto de renda é preciso seguir o cronograma ou calendário que precisa de ser observado para esse efeito. Sendo que para o ano de 2021 o cronograma estabelecido segue o mesmo padrão dos anos anteriores.

A liberação do valor das alíquotas que devem ser observadas por cada contribuinte é normalmente feita no mês de janeiro, e logo depois, no mesmo mês, ocorre a disponibilização do programa IRPF que deve ser usado para a entrega da declaração do IR.

Para o ano de 2021, o prazo de entrega da declaração havia sido previsto inicialmente para o mês de abril, no entanto, por conta do novo coronavírus, a data limite foi estendida para 30 de junho.

Cronograma Imposto de Renda

Cronograma Imposto de Renda


Multa pelo Atraso da Declaração do Imposto de Renda 2021

A declaração do imposto de renda é obrigatória, e o cidadão que for a faltar com esse procedimento poderá ser multado.

A multa que é aplicada nesse tipo de situação normalmente varia de R$ 165,74 a 20% do imposto de renda que deve ser pago. Esse valor da multa também sofre o acréscimo dos juros de mora.

Em situações em que há atraso na declaração do IR aliada com a presença de um débito de imposto, a multa aplicada é de 1% por mês sobre o valor, com um limite de 20%.


Cronograma de Restituição Imposto de Renda 2021

Quem já fez o envio da declaração do Imposto de Renda, agora somente precisa de aguardar para saber se poderá receber alguma restituição no pagamento feito para a Receita Federal.

Valendo lembrar que o valor da restituição somente é entregue aos contribuintes que observarem descontos provenientes de deduções feitas em suas declarações.

Somente depois da receita federal receber a declaração a tempo e fazer a análise de todas as deduções é que você poderá saber se terá algum valor restituído ou não. Para o ano de 2021 o cronograma que será seguido para o pagamento de acordo com o lote é o seguinte:

  • 1º lote – receberá o valor em 15 de Maio;
  • 2º lote – receberá o valor em 30 de junho;
  • 3º lote – receberá o valor em 31 de julho;
  • 4º lote – receberá o valor em 28 de agosto;
  • 5º lote – receberá o valor em 30 de setembro.
Cronograma de Restituição Imposto de Renda 2021

Cronograma de Restituição Imposto de Renda 2021


Tabela IRPF

A tabela IRPF apresenta as alíquotas e parcelas que são deduzidas pelo Imposto de Renda dependendo da base de cálculo ou faturamento do contribuinte. Sendo que de acordo com a tabela a alíquota máxima observada é de 27,5%, e a mesma é aplicada em faturamentos que passam do teto de R$ 4.664,68.

Tabela IRPF

Tabela IRPF

Leave a Reply