Extrato INSS para Imposto de Renda 2021: Como Emitir e Isenção Aposentados

Quem recebe algum benefício por via do INSS deve saber como fazer a emissão do Extrato INSS para o Imposto de Renda, já que nesse documento é possível conferir os benefícios que são entregues ao beneficiário. Esse documento oferece informações bastante úteis para o processo da declaração do Imposto de Renda. Para saber como você pode aceder e emitir o seu Extrato INSS para o Imposto de Renda 2021, não deixe de conferir os próximos tópicos deste post detalhe por detalhe.

Extrato INSS para Imposto de Renda 2021

Extrato INSS para Imposto de Renda 2021

Extrato INSS para Imposto de Renda 2021

O extrato INSS contém diversas informações que dizem respeito aos dados do cidadão. O documento é especialmente importante no caso de pensionistas e aposentados, já que eles podem ter os seus rendimentos totalmente explicados por meio desse documento útil na declaração do Imposto de Renda.

  • No extrato constam quantias auferidas pelo beneficiário durante o ano;
  • Parcelas que observaram a isenção da aposentadoria no caso de contribuintes maiores de 65 anos;
  • Entre outros detalhes referentes aos seus ganhos pelo INSS.

Essa quantidade de informações é bastante útil na hora da exigência da declaração do Imposto de Renda pela Receita Federal. É justamente com base no valor total ganho que essa entidade consegue estabelecer a percentagem do rendimento a ser tributada, isso sem falar que se for constatado um rendimento baixo, pode até haver isenção na declaração para o cidadão.

Como Emitir o Extrato INSS para IRPF

Existem duas vias pelas quais o cidadão pode fazer a emissão do extrato INSS, sendo possível obter o documento por meio da internet a partir do conforto do seu lar, ou se dirigindo diretamente a uma das agências presenciais do seu estado.

Pelo fato da emissão online do documento permitir mais eficiência, ela é a mais recomendada. Para emitir o extrato seguindo por esta via basta seguir as etapas descritas, já a seguir:

  • Entre no site oficial da previdência social CLICANDO AQUI;
  • Em seguida você será direcionada uma página onde será preciso preencher o formulário exibido com todas as informações que são solicitadas.
  • Campos que requerem informações como o número do benefício, CPF, data de nascimento, entre outros, precisam ser preenchidos corretamente para que não haja erros durante o processo.
  • Feito isso, bastante digitar o texto apresentado e depois clicar em “Consultar” para seguir e conferir o extrato INSS.
Como Emitir o Extrato INSS para IRPF

Como Emitir o Extrato INSS para IRPF

Na página que segue, além de ser possível ter acesso ao extrato, o beneficiário também poderá imprimir o documento ou salvá-lo em seu computador.

Aposentadoria do INSS Paga Imposto de Renda?

Os rendimentos recebidos por aposentados e pensionistas são sim tributados pela Receita Federal, e por isso, pessoas nessa categoria devem fazer a declaração do Imposto de Renda.

  • Somente no caso de aposentados e pensionistas que apresentam rendimentos de até R$ 1.903,98 mensalmente é que a isenção do IRPF é notada.
  • Esse valor equivale a um rendimento anual de R$ 24.751,74.

Por isso, fique atento a esse fenômeno conferindo muito bem os seus rendimentos por meio do Extrato INSS para saber se você não pode estar nessa cláusula de isenção estabelecida pela Receita Federal.

Leave a Reply