GCAP 2021: Como Declarar, Download, Importar Dados do GCAP

A declaração de ganho de capital (GCAP) de 2021 é de extrema importância para indivíduos que estejam, dentro das condições de obrigatoriedade do programa. Portanto, conheça nesse artigo, tudo sobre como preencher o GCAP 2021, além de como importar dados do GCAP para a declaração do Imposto de Renda (IR). Saiba mais!

GCAP 2021

GCAP 2021

O que é GCAP?

O GCAP, sigla para “ganho de capital”, é um programa que tem por objetivo recolher impostos relacionados à venda ou compra de bens. Aliás, é possível realizar o download do mesmo, para realizar o cálculo de ganho de capital, diretamente do conforto de sua residência.

Todos os ganhos de capital por pessoa física são tributáveis pelo Imposto de Renda (IR), deste modo considera-se válido para tal, o valor oriundo da diferença entre a renda positiva da alienação de bens ou direitos obtidos, juntamente do custo gerado pela compra ou aquisição.

Como declarar Ganho de Capital?

Para declarar ganho de capital, cada pessoa física deverá conter em mãos o valor do bem, ou o valor que foi utilizado para a compra.

O cálculo do GCAP é realizado em razão da venda do imóvel com alíquota de 15% em cima do valor bruto da compra ou venda do bem em si. Já em caso da alienação de bens o cálculo deverá ser realizado de forma separada, relacionando cada mês deste período.

A base da conta do imposto é feita a partir de multiplicações dos ganhos de capitais financeiros ou bens obtidos levando em condição também as diminuições em bens ou valor total.  O processo é realizado a partir de duas fórmulas. São elas:

  1. FR1 = 1/1,0060m1, sendo m1 o fator referente aos meses subsequentes à data de aquisição do imóvel;
  2. FR2 = 1/1,0035m2, o m2, por sua vez, também corresponde aos meses decorridos desde a compra ou aquisição do imóvel em questão.
Como declarar Ganho de Capital

Como declarar Ganho de Capital

Veja ainda: Quem Deve Declarar Imposto de Renda 2021 Extrato INSS para Imposto de Renda 2021.

Download GCAP 2021

Para baixar o GCAP de 2021 siga o manual de instruções, descrito logo abaixo:

  • Instale a JVM (Máquina Virtual Java) na versão 1.7, ou em uma versão mais atual;
  • Utilize um instalador específico, referente à versão de seu Windows, ou uma versão geral do programa como arquivo único. Ambas as versões você encontra no site da Receita Federal, pelo link: receita.economia.gov.br;
  • Após acessar qualquer uma das opções, descompacte o arquivo, para em seguida, dar início ao download;
  • E pronto, o GCAP 2021 estará instalado em seu computador.

Como Preencher GCAP

Para preencher o Demonstrativo de Ganhos de Capital de 2021 (GCAP), o indivíduo deverá seguir o passo a passo abaixo:

  • Preencher primordialmente o Demonstrativo de Ganhos de Capital, pelo programa GCAP do ano de 2020;
  • Posteriormente, salvar os dados em alguma mídia externa, como disco rígido, removível, ou até mesmo em um pen drive escolhendo a opção em seu menu de ferramentas do computador (exportar para) e escolha o IRPF 2021;
  • Deste modo será possível transferir, de forma prática seus dados, caso você já possua o GCAP de 2020, ou de anos anteriores.
  • Caso seja seu primeiro acesso, baixe o GCAP 2021, como explicamos no manual acima, e informe seus dados diretamente na versão mais atual.

Como importar dados do GCAP para a declaração do Imposto de Renda

Primeiramente, vale ressaltar que a declaração dos impostos de renda sobre o ganho de capital, deve ser pago logo após a compra de algum bem pessoal.

Para isso saiba como declará-lo, levando em consideração que após a aquisição do bem o contribuinte terá um prazo máximo de um mês para efetuá-lo. Quando você for fazer sua declaração do imposto de renda 2021, poderá importar diretamente os dados lançados no GCAP.

Por fim, para efetuar o processo de forma válida, você deverá:

  • Importar suas informações para o programa gerador da declaração do GCAP de 2021;
  • Desta maneira, clique na opção “Ganhos de capital”, dentro da plataforma;
  • Posteriormente em “Importar GCAP 2021”;
  • E pronto, assim seus dados serão inseridos automaticamente na plataforma atual de 2021, também será possível atualizar informações necessárias à qualquer momento, antes de finalizar o procedimento.

Leave a Reply