Imposto de Renda MEI 2021

O Microempreendedor Individual precisa estar atento quanto ao imposto de renda MEI 2021, tudo porque, ele acredita que por declarar sua renda como pessoa jurídica, está dispensado de declarar como pessoa física e isso nem sempre funciona dessa forma. Para te ajudar com todas essas dúvidas preparamos um artigo para melhor explicar como funciona o imposto de renda para quem é um microempreendedor individual. Confira.

Imposto de Renda MEI 2021

Imposto de Renda MEI 2021

MEI Precisa Declarar Imposto de Renda

Nem todo MEI precisa declarar imposto de renda, tudo depende dos rendimentos tributáveis que sua empresa alcançou no ano passado, nesse caso, em 2020.

Existe um limite, onde quem teve rendimento anual de R$ 29.123,70 não precisa declarar imposto de renda, porém, se o valor anual ultrapassa esse limite, o MEI precisa realizar a declaração.

Porém, é preciso entender que nem todo lucro que a empresa gera é considerado tributável, algumas parcelas podem ser consideradas não tributáveis, a depender da atividade da empresa.

O MEI precisa estar atento as alíquotas de isenção:

  • A alíquota de 8% é para o setor da indústria, comércio e transporte de carga;
  • Alíquota de 16% é para o setor de transportes de passageiros;
  • A alíquota de 32% é para serviços.
Microempreendedor Individual

Microempreendedor Individual

Ou seja, uma empresa do setor do comércio pode declarar 8% dos seus lucros como “rendimentos não tributáveis”, o restante do lucro, nesse caso 92% deve ser declarado como “rendimento tributável”.

Ressaltando que além da declaração do imposto de renda MEI 2021, o empreendedor pode ainda fazer a declaração do imposto destino a pessoa física. Um tipo de declaração é diferente da outra.

Essa diferença que nem sempre fica clara para o MEI e é de extrema importância começar a entender e perceber as diferenças.

Declaração MEI

A declaração MEI tem que ser apresentada no portal oficial da Receita Federal. Lembrando que toda a parte do envio é um processo rápido, onde não é necessário nenhum tipo de instalação em seu computador ou dispositivo móvel.

Como Declarar Imposto de Renda MEI 2021

Se você é MEI e precisa declarar imposto de renda, mas ainda não sabe como fazer isso, confira o passo – a – passo que preparamos para você.

  • A primeira coisa a se fazer é entrar no site oficial do Portal do Empreendedor na Receita Federal: portaldoempreendedor.gov.br;
  • Informe qual o CNPJ da empresa na qual você deseja realizar a declaração MEI;
  • Escolha o ano da declaração;
  • É preciso informar qual a renda bruta da empresa;
  • Depois, será necessário digitar mais uma vez a renda bruta da empresa com serviços de Comércio e Indústria, sendo assim, deixando de lado serviços;
  • Na próxima tela, você precisa conferir todos os pagamentos do MEI para a Receita Federal, caso tenha algo em aberto, uma guia de pagamento pode ser emitida e paga.
Como Declarar Imposto de Renda MEI 2021

Como Declarar Imposto de Renda MEI 2021


Prazo de Entrega da Declaração MEI

Lembrando que existe um prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda e no caso do MEI a data limite é 31 de maio de 2021, é preciso respeitar essa data para não pagar multa.

Além da multa, o MEI pode perde diversos benefícios previdenciários, por estar inadimplente com a Receita Federal, entre outras situações.

Leave a Reply