Retificação Imposto de Renda 2021

Os contribuintes que caem na malha fina precisam realizar a retificação do imposto de renda. A malha fina acontece quando alguma informação foi preenchida de forma errada, foi omitida ou está em divergência. No ano de 2021 o prazo final para a entrega do imposto de renda é em 28 de abril, por isso o processo de retificação vai começar mais ou menos na metade do ano. Para saber como funciona todo esse processo de Retificação Imposto de Renda 2021, não deixe de conferir o nosso artigo de hoje.

Retificação Imposto de Renda 2021

Retificação Imposto de Renda 2021

Quem Precisa Retificar?

Nem todos os brasileiros precisam declarar imposto de renda, mas aqueles que precisam, deve fazer isso no prazo e da maneira correta.

Todos que declaram podem estar sujeitos a fazer o processo de retificação. Esse processo consiste em arrumar informações erradas ou divergentes dentro do sistema.

Em resumo, as pessoas que precisa retificar o imposto de renda são aquelas que caem na malha fina, como citado.

A malha fina é um processo de averiguação e cruzamento de dados, onde algumas informações podem não bater ou podem estar faltando. Somente essas pessoas precisam realizar o processo.

Existe um prazo para todo o processo que deve ser respeitado, mas como mencionado, não chegou o momento de se preocupar com isso.

Acreditamos que o mais importante é entregar o seu imposto de renda na data certa e com todas as informações corretamente preenchidas, assim, você não vai passar por esse processo.

Cair na malha fina e não retificar pode desencadear algumas consequências.

Como Retificar DIRF 2021

Graças a tecnologia é possível retificar a DIRF 2021 sem sair de casa e sem enfrentar longas burocracias. Embora ninguém queira passar por esse processo, ele é relativamente simples.

  • A primeira coisa a ser feita é acessar o portal e – CAC: cav.receita.fazenda.gov.br;
  • Faça o login no sistema;
  • Clique na opção “Declarações e demonstrativos”;
  • Após esse procedimento clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Escolha o ano referente ao imposto que você deseja corrigir;
  • Por fim, solicite “retificar declaração”.
Como Retificar DIRF 2021

Como Retificar DIRF 2021

Depois de todos esses passos citados, será necessário confirmar seus dados e depois alterar o que é necessário.

Importante deixar claro que a retificação do imposto de renda não faz o contribuinte pagar nenhum tipo de multa ou algo do tipo.

Retificação Imposto de Renda 2021 Online

Além do processo colocado acima, que também é feito online, você pode fazer a retificação imposto de renda 2021 pelo programa oficial da Receita Federal.

  • Comece entrando no site oficial para baixar o programa, caso ainda não o tenha: receita.economia.gov.br;
  • Escolha a opção conforme o sistema operacional do seu computador, somente depois que todo o processo for concluído você pode continuar nos passos a seguir;
  • Clique em “abrir declaração”;
  • Em seguida selecione a opção que vai corrigir;
  • Clique em “identificação do contribuinte”, em seguida clique em “declaração retificadora”;
  • Informe o número do recibo da declaração que irá ser corrigida (esse número conta com 12 dígitos e não deve ser preenchida com dados e nem pontos);
  • Realize as correções e envie novamente.
Retificação Online

Retificação Online

Leave a Reply