Quem recebe algum benefício por via do INSS deve saber como fazer a emissão do Extrato INSS para o Imposto de Renda, já que nesse documento é possível conferir os benefícios que são entregues ao beneficiário. Esse documento oferece informações bastante úteis para o processo da declaração do Imposto de Renda. Para saber como você pode aceder e emitir o seu Extrato INSS para o Imposto de Renda 2024, não deixe de conferir os próximos tópicos deste post detalhe por detalhe.
- Não deixe de conferir a Tabela Imposto de Renda 2024.
Conteúdo
Extrato INSS para Imposto de Renda 2024
O extrato INSS contém diversas informações que dizem respeito aos dados do cidadão. O documento é especialmente importante no caso de pensionistas e aposentados, já que eles podem ter os seus rendimentos totalmente explicados por meio desse documento útil na declaração do Imposto de Renda.
- No extrato constam quantias auferidas pelo beneficiário durante o ano;
- Parcelas que observaram a isenção da aposentadoria no caso de contribuintes maiores de 65 anos;
- Entre outros detalhes referentes aos seus ganhos pelo INSS.
Essa quantidade de informações é bastante útil na hora da exigência da declaração do Imposto de Renda pela Receita Federal. É justamente com base no valor total ganho que essa entidade consegue estabelecer a percentagem do rendimento a ser tributada, isso sem falar que se for constatado um rendimento baixo, pode até haver isenção na declaração para o cidadão.
Como Emitir o Extrato INSS para IRPF
Existem duas vias pelas quais o cidadão pode fazer a emissão do extrato INSS, sendo possível obter o documento por meio da internet a partir do conforto do seu lar, ou se dirigindo diretamente a uma das agências presenciais do seu estado.
Pelo fato da emissão online do documento permitir mais eficiência, ela é a mais recomendada. Para emitir o extrato seguindo por esta via basta seguir as etapas descritas, já a seguir:
- Entre no site oficial da previdência social CLICANDO AQUI;
- Em seguida você será direcionada uma página onde será preciso preencher o formulário exibido com todas as informações que são solicitadas.
- Campos que requerem informações como o número do benefício, CPF, data de nascimento, entre outros, precisam ser preenchidos corretamente para que não haja erros durante o processo.
- Feito isso, bastante digitar o texto apresentado e depois clicar em “Consultar” para seguir e conferir o extrato INSS.
Na página que segue, além de ser possível ter acesso ao extrato, o beneficiário também poderá imprimir o documento ou salvá-lo em seu computador.
Aposentadoria do INSS Paga Imposto de Renda?
Os rendimentos recebidos por aposentados e pensionistas são sim tributados pela Receita Federal, e por isso, pessoas nessa categoria devem fazer a declaração do Imposto de Renda.
- Somente no caso de aposentados e pensionistas que apresentam rendimentos de até R$ 1.903,98 mensalmente é que a isenção do IRPF é notada.
- Esse valor equivale a um rendimento anual de R$ 24.751,74.
Por isso, fique atento a esse fenômeno conferindo muito bem os seus rendimentos por meio do Extrato INSS para saber se você não pode estar nessa cláusula de isenção estabelecida pela Receita Federal.