O Imposto de Renda é exigido anualmente pela Receita Federal, e todos os cidadãos que estiverem na lista das pessoas que devem fazer a apresentação da declaração do Imposto de Renda precisam de acompanhar o Cronograma Imposto de Renda 2024 para não perder a data que deve ser considerada no cumprimento desse dever. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba qual é o cronograma Imposto de Renda definido pela Receita Federal para o ano de 2024.
Conteúdo
Cronograma Imposto de Renda 2024
Para poder fazer a declaração do imposto de renda é preciso seguir o cronograma ou calendário que precisa de ser observado para esse efeito. Sendo que para o ano de 2024 o cronograma estabelecido segue o mesmo padrão dos anos anteriores.
A liberação do valor das alíquotas que devem ser observadas por cada contribuinte é normalmente feita no mês de janeiro, e logo depois, no mesmo mês, ocorre a disponibilização do programa IRPF que deve ser usado para a entrega da declaração do IR.
Para o ano de 2024, o prazo de entrega da declaração havia sido previsto inicialmente para o mês de abril, no entanto, por conta do novo coronavírus, a data limite foi estendida para 30 de junho.
Multa pelo Atraso da Declaração do Imposto de Renda 2024
A declaração do imposto de renda é obrigatória, e o cidadão que for a faltar com esse procedimento poderá ser multado.
A multa que é aplicada nesse tipo de situação normalmente varia de R$ 165,74 a 20% do imposto de renda que deve ser pago. Esse valor da multa também sofre o acréscimo dos juros de mora.
Em situações em que há atraso na declaração do IR aliada com a presença de um débito de imposto, a multa aplicada é de 1% por mês sobre o valor, com um limite de 20%.
Cronograma de Restituição Imposto de Renda 2024
Quem já fez o envio da declaração do Imposto de Renda, agora somente precisa de aguardar para saber se poderá receber alguma restituição no pagamento feito para a Receita Federal.
Valendo lembrar que o valor da restituição somente é entregue aos contribuintes que observarem descontos provenientes de deduções feitas em suas declarações.
Somente depois da receita federal receber a declaração a tempo e fazer a análise de todas as deduções é que você poderá saber se terá algum valor restituído ou não. Para o ano de 2024 o cronograma que será seguido para o pagamento de acordo com o lote é o seguinte:
- 1º lote – receberá o valor em 15 de Maio;
- 2º lote – receberá o valor em 30 de junho;
- 3º lote – receberá o valor em 31 de julho;
- 4º lote – receberá o valor em 28 de agosto;
- 5º lote – receberá o valor em 30 de setembro.
Tabela IRPF
A tabela IRPF apresenta as alíquotas e parcelas que são deduzidas pelo Imposto de Renda dependendo da base de cálculo ou faturamento do contribuinte. Sendo que de acordo com a tabela a alíquota máxima observada é de 27,5%, e a mesma é aplicada em faturamentos que passam do teto de R$ 4.664,68.