Coletor Web Cafir

A inscrição de um imóvel da área rural no Coletor Web Cafir é de suma importância para a possibilidade de atividades rurais ou outras ações pela propriedade. Deste modo, dada a relevância, saiba o que é o Coletor Web Cafir, como ele funciona, como consultar o cadastro ou cancelar a inscrição de um imóvel rural. Saiba mais!

Coletor Web Cafir

Coletor Web Cafir

O que é o Coletor WEB/CAFIR?

O CAFIR é, em essência, um cadastro de imóveis ou propriedades em território rural. Sendo que, para qualquer modificação ou atividade dentro da propriedade ocorrer, bem como negociações, haverá a obrigatoriedade de obter esse cadastro.

Para ser considerada área rural, segundo a Lei 9.393/1996, a propriedade deve estar em uma região contínua, composta por parcelas gerais de terra, e situada em zona rural de qualquer município do país.

Portanto, o Coletor Web do Cafir é basicamente um ferramenta digital, que pode ser acessada no website da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), onde é possível cadastrar imóveis e alterar possíveis titularidades, por meio de alienação, reativação ou até cancelamento de cadastro. Conheça mais sobre todos esses fatores na sequência deste artigo!

Inscrição de Imóvel pelo Coletor WEB/CAFIR

Caso você possua uma propriedade em área rural, você deve contribuir além do Imposto Territorial Rural (ITR), com o Cadastro de Imóveis Rurais.

No ITR, por sua vez, nem todos os participantes precisam preencher e efetuar o pagamento da Declaração de Imposto Rural (DITR), por outro lado, no Cafir há obrigatoriedade, para todos que possuem posse ou patrimônio de imóveis em áreas rurais.

Pelo Coletor WEB/CAFIR é possível efetuar as seguintes atividades: imprimir o Decir (Documento de Entrada de Dados Cadastrais do Imóvel Rural), consultar todos os dados do imóvel de maneira atualizada, solicitar ou cancelar a inscrição, bem como reativá-la, dentre outras.

Para fazer o cadastro, acompanhe as dicas:

  • Utilize a plataforma on-line Coletor Web, do Cafir;
  • Clique na aba “criar solicitação”;
  • Informe os dados dos imóveis, caso precise modificá-los realize a atualização da página;
  • Sempre que houver uma alteração no cadastro do imóvel rural, o mesmo deverá acontecer na plataforma.
Inscrição de Imóvel pelo Coletor WEB/CAFIR

Inscrição de Imóvel pelo Coletor WEB/CAFIR

Consultar Cadastro de Imóvel Rural

O usuário da ferramenta online poderá consultar o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, bem como a impressão do mesmo, através do número de identificação e de recibo, sendo que ambos são fornecidos no ato da transmissão para o processo do pedido ou solicitação.

Tal comprovante demostra todos os dados base relacionados no Cafir, em duas opções, sendo quando a solicitação estiver deferida ou alterada de ofício. A consulta por meio dos dados gerais do imóvel rural poderá ser acessada por meio da tela do resultado de consulta da solicitação na própria ferramenta.

Veja ainda: LOAS 2021 GCAP DIRF 2021.

Cancelar Cadastro de Imóvel Rural

Para realizar o pedido de cancelamento do cadastro de determinado imóvel rural no Cafir, o usuário deverá utilizar o Diac – Cancelamento, para isso efetue o preenchimento em duas vias e faça a entrega presencialmente em uma unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil. O processo só poderá ser referido pelo proprietário ou responsável da propriedade rural.

O cancelamento da inscrição do imóvel rural no Cafir só poderá ser efetuada, nas seguintes condições, entenda:

  • À partir do momento que a área total da propriedade torne-se integral à região urbana em relação ao município e à região rural, posteriormente demarcadas;
  • Perda da posse da propriedade;
  • Inscrição duplamente efetuada;
  • Renúncia da posse do imóvel;
  • Cadastro errôneo ou indevido;
  • Dentre outras.

Leave a Reply