A Receita Federal liberou em seu sistema oficial, uma forma de verificar o extrato IRPF 2024, assim, todas as pessoas conseguem acessar com detalhes a declaração feita. Lembrando ainda que estamos falando de um documento bem importante para os contribuintes, justamente por ser tão rico em detalhes como citado anteriormente. Confira mais detalhes sobre o extrato IRPF em nosso artigo.
Com o extrato em mãos é possível verificar possíveis débitos em atraso, solicitar o pedido de pagamento da restituição, identificar possíveis pendencias ou erros, entre outras coisas.
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Passo a passo para gerar o código de acesso e-CAC
Antes de ter acesso ao extrato é necessário um código de acesso, por isso, o primeiro passo que vamos ensinar, tem relação com tal código.
- Entre no portal e – CAC: receita.economia.gov.br;
- Procure por “gerar código de acesso”;
- Em seguida selecione, “gerar código de acesso para pessoa física”;
- Alguns dados precisam ser preenchidos;
- Confirme os caracteres e clique em “avançar”;
- Uma nova página será aberta, o próximo passo consiste em informar o número dos recibos das últimas declarações;
- Crie uma senha para toda vez que acessar o e-CAC e tenha seu código de acesso.
O código é válido por dois anos, durante esse período, é possível solicitar outro código.
Como Consultar o Extrato IRPF 2024
Com o código em mãos, podemos passar para a etapa de consulta do extrato IRPF 2024:
- Acesso novamente o portal e – CAC: receita.economia.gov.br;
- Informe dados solicitados pelo sistema, como o seu CPF, código de acesso e a senha cadastrada;
- Clique em “avançar”.
Depois desse procedimento você vai ter acesso às informações do seu imposto de renda. Com o código já gerado, todo processo fica bem simples e rápido.
- Entenda para que serve o Programa IRPF 2024 e como usá-lo.
Extrato INSS para Imposto de Renda
Quem é aposentado ou pensionista pode ter acesso ao extrato INSS para imposto de renda. O extrato pode ser consultado online ou presencialmente.
Quem deseja fazer a consulta online, deve:
- Entrar no Portal Meu INSS: meu.inss.gov.br;
- Clicar em “entrar” com login e senha;
- Em casos de primeiro acesso é necessário cadastrar a senha e preencher os dados para login;
- Dentro do sistema procure pela opção “extrato para imposto de renda” que fica no lago esquerdo da página.
Para retirar o extrato em alguma agência da Previdência Social é preciso agendar, procedimento que pode ser feito online:
- Entre no Portal Meu INSS: meu.inss.gov.br;
- Informa todos os dados pessoais na área de login;
- Clique em “não sou um robô”;
- Prossiga em “continuar sem login”;
- Vá até “novo requerimento” e digite a palavra “extrato”;
- Marque dia e horário para comparecer ao INSS com os documentos solicitados.
Número Recibo IRPF
Após a declaração do imposto de renda o cidadão recebe o chamado “recibo IRPF” um documento com 12 números que comprova que os documentos foram enviados para a Receita.
Caso perca esse número o contribuinte tem três formas de o recuperar:
- Se fez a declaração através do programa oficial é só abrir o software para recuperar o número;
- Através do portal e-CAC com código de acesso ou com certificado digital;
- Ir pessoalmente até a Receita Federal.