Restituição Imposto de Renda 2024 – Uma parcela dos brasileiros que ganham acima de um rendimento anual estipulado pela Receita Federal, órgão do governo federal que administra o imposto de renda no Brasil, precisa declarar os seus ganhos, seus bens e pagar um valor desse rendimento. Caso o imposto pago seja maior que o imposto devido, o contribuinte terá direito a receber a restituição imposto de renda 2024. Nada mais é do que parte do imposto pago voltando para o bolso do contribuinte.
O valor do imposto de renda e a alíquota usada vai de acordo com a renda anual de cada cidadão brasileiro que precisa fazer essa declaração. Todos os ganhos do trabalhador como o salário, bens móveis e imóveis, rendimentos, investimentos, alugueis, entre outros contam para essa declaração anual.
Conteúdo
O que é Restituição IR 2024?
A restituição do imposto de renda 2024 é um reembolso que a Receita Federal faz para aqueles contribuintes que pagaram mais impostos de que deviam, tendo assim o seu dinheiro de volta. A restituição é dividida em lotes e normalmente é paga entre os meses de junho e dezembro.
Contudo a restituição Imposto de Renda 2024 não acontece para todos que declaram o imposto de renda anualmente. Alguns contribuintes não têm direito de receber nenhum reembolso e outros precisam pagar mais impostos porque os pagos não foram suficientes.
As pessoas que recebem a restituição do IRPF 2024 primeiro são aqueles contribuintes que fizeram a declaração logo no começo do calendário escolhido pela Receita Federal. As pessoas que recebem a restituição são reembolsadas pela conta cadastrada na declaração e com um reajuste baseado na taxa Selic, que é a taxa de juros do Brasil.
- Como tirar o extrato Imposto de Renda 2024;
- Como baixar seu Programa IRPF 2024.
Quem tem direito à restituição Imposto de Renda 2024
No primeiro momento, antes de saber sobre a restituição, o cidadão precisa fazer a declaração do imposto de renda 2024 por completo e, no final, normalmente o programa da Receita Federal diz se o contribuinte tem direito ou não a receber o reembolso e de quanto será esse valor.
As pessoas que têm direito ao reembolso normalmente são aquelas que possuem várias deduções em seu rendimento, investimentos e bens:
- Os contribuintes que possuem dependentes e o responsável investe nesses dependentes em gastos com educação, pode receber a restituição.
- Outras despesas dos dependentes também podem ser deduzidas em até R$ 2.275,08.
- Despesas médicas sem limite de deduções e que estejam no nome do declarante ou de seus dependentes.
- Pensão alimentícia, Contribuições previdenciárias (INSS ou previdencia privada tipo PGBL), e pagamento de pensões podem ser deduzidas até R$ 1.903,98 mensal.
Como consultar os lotes da Restituição IR
Um tempo depois de declarar o imposto de renda, o contribuinte pode consultar se a sua declaração foi aceita e se tem direito a restituição ou não. A consulta é simples e pode ser feita pelo site oficial da Receita Federal sem mistérios.
Em poucos minutos você saberá de todas as informações do seu imposto de renda sem precisar sair de casa, basta:
- acessar o portal eletrônico receita.fazenda.gov.br.
- Inserir o número do seu CPF;
- O ano base em que a declaração se refere;
- A data de nascimento;
- Inserir o código que aparece na imagem;
- Clicar em “consultar”.